AÇÕES COMUNITÁRIAS

RECICLAGEM DE ÓLEO

Nossa escola é um ponto de entrega!

Você sabia que óleo de cozinha quando descartado de forma incorreta causa diversos impactos negativos ao meio ambiente?

O óleo de cozinha entope os encanamentos residenciais grudando nas paredes das tubulações que passam a reter restos de alimentos. Além desse transtorno, o alimento acumulado nas tubulações atrai ratos e baratas para o estabelecimento. Quando chega à rede pública de esgoto causa entupimentos em maiores proporções, gerando ainda mais transtornos e proliferação de vetores.

Nos rios, o óleo forma uma camada impermeabilizante na superfície que impede a passagem da luz do sol comprometendo o oxigênio existente e causando a morte dos peixes e da vegetação aquática. Se acabar no solo, o líquido pode impermeabilizá-lo também, dificultando a absorção da água de chuva, o que contribui com enchentes e alagamentos. Além disso, quando entra em processo de decomposição, o óleo libera gás metano que, além do mau cheiro, agrava o efeito estufa.

O óleo de cozinha pode ser reciclado de várias formas: produção de resina para tintas, detergente, sabão, glicerina, ração para animais e até biodiesel.

No ABC Paulista, o óleo coletado é encaminhado para o Instituto Triângulo, onde será transformado em um novo produto, sabão ecológico biodegradável, que se decompõe naturalmente e com maior facilidade por ter origem orgânica.

Como armazenar o óleo vegetal usado?
A garrafa PET é indicada por ser mais resistente, não deixar que o cheiro exale pela casa, além de também ser reciclável.

O Instituto Triângulo tem sido o exemplo na reciclagem de óleo de cozinha em São Paulo. As equipes vão até o local solicitado para a coleta, desde que se tenha um mínimo de seis litros para solicitar o recebimento. A entrega do óleo em São Paulo também pode ser feita na rede de supermercados Pão de Açúcar ou na Ong Trevo e Samorcc (Sociedade dos Amigos e Moradores do Bairro de Cerqueira César).
Imagem: Algar Agro


PILHAS E BATERIAS

As pilhas e baterias apresentam grande concentração de metais pesados, como cádmio, chumbo e mercúrio, que além de fazerem mal ao meio ambiente são extremamente perigosos à saúde humana. A contaminação por estes metais pode ocasionar doenças graves como mutações genéticas e até o câncer. Por isso não podem ser descartadas no lixo comum. As pilhas adquiridas no comércio ilegal são ainda mais perigosas. Não acumule estes materiais em casa.

Estes produtos são encaminhados a uma empresa localizada na cidade de Suzano que recicla todos os componentes, inclusive reaproveitando os metais pesados na fabricação de pigmentos e tintas.

Em nossa escola, coletamos somente pilhas comuns e alcalinas de qualquer tamanho, e baterias tipo "botão" de qualquer tamanho. As demais pilhas e baterias: de celulares, recarregáveis, automotivas, de telefone sem fio, guitarras (NiCd), devem ser encaminhadas aos fabricantes por meio das empresas que as comercializam.

Mais informações: 115 (ligação gratuita) ou através do site do Semasa.


COLETA SELETIVA

Além das estações de coleta, o Semasa também disponibiliza à população de Santo André 84 endereços pela cidade equipados com os PEVs (Postos de Entrega Voluntária).

Os PEVs são compostos por um saco de ráfia especialmente desenvolvido para receber resíduos secos da coleta seletiva e alocados em locais estratégicos de movimento de pessoas, como parques, supermercados, escolas e outros estabelecimentos.

Para mais informações sobre coleta de resíduos úmidos, secos, dias e horários clique aqui
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...