26/07/2016

História do bairro Recreio da Borda do Campo

Lotear uma área de três milhões 750 mil metros quadrados em 1959 às margens da Represa Billings e em área de farta vegetação foi um acontecimento corriqueiro na vida da cidade. Não havia restrições maiores de ocupação. Tanto que a tramitação do pedido de loteamento foi rápida e sua aprovação ocorreu dois anos depois, em 1961. Nascia a Cidade Recreio da Borda do Campo, que nos anos 60 utilizaria até mesmo espaço publicitário da televisão para vender terrenos.

O decreto da Prefeitura de Santo André que oficializou o projeto definiu-o como Plano de Loteamento Rural. A divisão era feita em grandes lotes, superiores a mil metros quadrados. O primeiro plano de loteamento a área ocupada pelo Clube de Campo ABC, que começou a ser formado em 1960.

A Cidade Recreio da Borda do Campo é o bairro mais próximo, às margens da Represa Billings, de acesso por barco à área que nos anos 60 seria batizada de Corredor Polonês. Apesar de Mauá e Ribeirão Pires terem conquistado a autonomia nos anos 50, somente depois é que a expressão iria se consagrar, como sinônimo de litígio de letras. No caso da Borda do Campo, os casos de ocupação fora dos limites estabelecidos até mesmo pelo loteamento original, e depois tornados ainda rígidos pela Lei de Proteção aos Mananciais, começariam a serem sentidos nos anos 70.

A administração municipal de Santo André tem procurado cumprir a legislação e garantir a preservação da área de mananciais. Atua-se em várias frentes. O trabalho de educação ambiental tem sido primordial e a população é orientada de várias formas, inclusive quanto aos modelos de fossas para o depósito e tratamento do esgoto domiciliar. A fiscalização também tem sido rígida, pois muitos casos de desmembramentos dos lotes originais têm sido verificados.

Utilizar a represa como ponto de lazer e para pescar era atividade frequente. As pessoas chegavam de charrete, em caminhão, a pé ou de bicicleta. Alguns moradores definem o Recreio como o recanto da pesca e de lazer, um dos melhores lugares para pescar. Indicam ainda alguns pontos bons para a pesca: “Bico dos patos”, “Mexeriqueira” (onde se pega muito charutinho), os arredores do Bar da Dona Antônia e a “Prainha”, quase um porto. Do outro lado da represa, fica o Parque Represa Billings.

Parte considerável do que é hoje, o Recreio da Borda do Campo pertencia à família Baraldi, de origem italiana e que veio para o Brasil como imigrante no final do século XIX. Os Baraldi exploravam lenha e carvão nas antigas matas do Recreio.

Um dos primeiros compradores de lote na Borda do Campo foi Casemiro Palavanas, em 1964. Depois dele veio José Mendes, Ângelo Monedero e o senhor Filó, descendente de húngaros. Da área original, a prefeitura desapropriou um grande espaço, integrante hoje do Parque do Pedroso.

O senhor Casemiro conta que do projeto inicial, muitas promessas feitas pela imobiliária não foram cumpridas. Estabelecia-se espaço próprio para comércio e outro para moradia. Também não deveria ocorrer a subdivisão dos lotes de mil metros. Ao chegar ao bairro, em 64, Casemiro Palavanas já encontrou o Clube de Campo ABC em funcionamento.

Essa referencia do Clube é tanta que até hoje o Recreio da Borda do Campo é conhecido por “Clube de Campo”.

Localizado em área de proteção de manancial, há algumas especificidades que diferenciam esta comunidade, como a questão do saneamento básico: a maior parte dos moradores tem acesso à água, através do abastecimento de caminhão Pipa e não possuem rede de esgotos, pois é utilizada a fossa.

Em 2008, o bairro passou por uma modificação devido às obras de construção do Rodoanel, provocando diversas mudanças tanto na paisagem, quanto na rotina dos moradores e trabalhadores do bairro, tais como desapropriação de muitas casas e terrenos, gerando mobilidade de famílias.

No mesmo ano, o bairro contou com a inauguração da Creche Municipal Professora Nancy Andreolli, que trouxe novas possibilidades para o atendimento à comunidade, ampliando o atendimento educacional e estendendo-o às crianças menores de 4 anos.

A grande dificuldade é de atendimento da comunidade para algumas reivindicações que não poderão ser atendidas, justamente por ser essa uma área de proteção ambiental. Reivindicações como a instalação da rede de água encanada, da rede de esgoto, rede elétrica e o asfaltamento das ruas.

Fonte: Plano Escolar 2000 a 2013 da EMEIEF Chico Mendes

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...